Picasso, 126 anos

Em sua última aula, na quinta-feira (25/10), o professor Fabiano citou o mestre Pablo Picasso. Coincidentemente, era seu aniversário. Picasso nasceu em Málaga, na costa sul da Espanha, em 25 de Outubro de 1881. Seu nome completo — Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remedios Cipriano de la Santissima Trinidad Ruiz y Picasso — é presença obrigatória em publicações de curiosidades, ao lado de D. Pedro II¹.

Em sua vasta obra, destaca-se Guernica, de 1937, que mede 3,5m x 7,8 m e representa o bombardeio sofrido pela cidade espanhola homônima por aviões alemães, no mesmo ano.

Picasso morreu em 8 de Abril de 1973. O ator Dustin Hoffman sugeriu ao ex-beatle Paul McCartney fazer uma canção sobre as últimas palavras do pintor, “Bebam por mim”. A música chama-se Picasso’s Last Words (Drink to Me), mesmo. “Drink to me. Drink to my health. You know I can drink anymore.” Bebam por mim. Bebam pela minha saúde. Vocês sabem que eu não posso mais beber. Uma rodada em memória do grande pintor no bar do Ferenc?

¹ – O nome completo de D. Pedro II era Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Habsburgo. D. Pedro II foi citado no mesmo dia, durante a aula do professor Ichiba, por estar relacionado à invenção do telefone. Trecho da Wikipedia: Pedro II esteve na exposição de Filadélfia, Estados Unidos, em 1876, ocasião em que Alexander Graham Bell demonstrou a sua nova invenção: o telefone. Provavelmente, Pedro II foi o primeiro brasileiro a usar um telefone. Na ocasião, ele citou o clássico de William Shakespeare em Hamlet: “Ser ou não ser”, para em seguida exclamar: “Esta coisa fala!”. Consta que teve relevante participação na divulgação e no posterior financiamento do invento.

O ano de 1881 também é lembrado pelo nascimento de Lima Barreto, em 13/5, e pela publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e O Mulato, de Aluísio Azevendo, respectivamente os marcos inaugurais do Realismo e do Naturalismo no Brasil.

>> Guernica em quebra-cabeça.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s