Picolépolis, de Rubem Alves

A criação de faculdades se tornou, então, um dos negócios mais seguros do momento. Somente isso explica a proliferação de faculdades novas e os sucessivos vestibulares (…). Fundar Universidade e faculdades é um opção econômica esperta e garantida.” — Rubem Alves.

Informamos ainda que em 2008 estaremos iniciando as atividades das faculdades América do Sul, que funcionará no período noturno, com três cursos superiores: gestão de processos gerencias, gestão financeira e marketing.” — O Diretor.
__________
Na parte narrativa do texto, lê-se “picolé” 29 vezes.
__________
Rubem Alves tinha 66 anos na data de publicação do texto, em 25/6/2000. Está com 74. Ele fala em trocar o vestibular por um sorteio (isso já foi comentado em uma das aulas do professor Marcelo Guerreiro) e mudar o método de ensino nas escolas.
__________
Qual a diferença entre Universidade e faculdade? Essa pergunta surgiu durante a leitura. Achamos a resposta no site da Anhanguera: “Ambas são instituições de Ensino Superior, o que difere uma da outra é que a Universidade é relaciona-se ao ensino, pesquisa e extensão, enquanto a Faculdade cabe fazer ensino e extensão e só faz pesquisa se quiser. Quanto à certificação não há diferença, ambas emitem diplomas para os seus cursos de graduação, e enquanto as Universidades podem registrar seus próprios diplomas, as Faculdades precisam registrá-los junto a uma Universidade de sua região.” Ao contrário do que muitos pensam, que faculdade refere-se a um curso ou área do conhecimento e que universidade é tão-somente um conjunto de faculdades. Talvez alguém possa explicar melhor nos comentários.
__________
Propomos duas questões:

>> Qual curso seria o picolé branco? E quais seriam os amarelos, os vermelhos e os verdes? Baseie sua resposta em seus conhecimentos sobre o disco de Newton e a escala policromática.
>> O que o autor pretendeu com o trecho “Produzem prazer imediato. Eles são para ser chupados e gozados”?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s