Kekulé e benzeno, que união feliz

kekule2.jpg

Friedrich August Kekulé von Stradonitz foi um químico alemão. Em 1857, ele determinou as características fundamentais do átomo de carbono nos compostos:

1. Tetracovalência constante: nos compostos orgânicos, o carbono é sempre tetracovalente, exercendo quatro ligações;
2. As quatro valências do carbono são iguais: existe um só clorometano (H3CCl), pois, qualquer que seja a valência que o carbono troque com o cloro, ou qualquer que seja a posição do cloro, obtém-se um só composto.
3. Encadeamento constante: Os átomos de carbono podem unir-se entre si formando cadeias carbônicas.
4. Ligações entre átomos de carbono: Os átomos de carbono podem se ligar por uma, duas ou até três valências.

Sim, esta é a base da química orgânica.

O benzeno foi descoberto em 1825 por Michael Faraday — o mesmo da apostila do Anglo e ídolo do prof. Mauro — no gás de iluminação usado em Londres na época. Em 1834, o químico Edilhardt Mitscherlich determinou a fórmula molecular do benzeno — C6H6.

Durante anos, os químicos se esforçaram para descobrir como os seis átomos de carbono e os seis de hidrogênio estavam ordenados dentro da molécula do benzeno, de uma forma que satisfizesse as propriedades especiais desse composto.

Foi em 1865 que os destinos do benzeno e de Kekulé cruzaram-se: em um sonho.

Depois de muito pensar, estudar e fazer proposições, Kekulé sentou-se em uma poltrona e acabou cochilando. Ao acordar, lembrou-se do estranho sonho que tivera, no qual uma cobra mordia a própria cauda. Imediatamente, associou a forma da visão com o arranjo de átomos que pesquisava, chegando à fórmula espacial do benzeno, formada por um anel hexagonal. Ele ainda desenvolveria a idéia. No ano seguinte, lançaria a hipótese da existência de um par de estruturas em equilíbrio, com a alternância de ligações duplas.

Com essa descoberta, um vasto campo para a síntese de novos produtos foi aberto. Grande parte dos remédios produzidos pela indústria farmacêutica têm como ponto de partida o benzeno. Quer final mais feliz?

Adaptado daqui e da Wikipédia. A ótima ilustração desse post foi festa especialmente para o blog é um pedido atentido pelo Hemeterio, grande artista e blogueiro de Fortaleza, Ceará. Em breve estarão aqui mais alguns dos seus trabalhos retirados de seu livro Garatujas (tenho um exemplar autografado e recomendo fortemente). Por falar nisso, ele fez uma HQ sobre a Revolta da Chibata em parceira de Olinto Neto, que será lançada pela Editora Conrad. Valeu, Heme! 😉

Gustavo

Anúncios

5 Respostas para “Kekulé e benzeno, que união feliz

  1. qual formula ciclobenzeno

  2. C6H6, oras…

  3. c6h6 um composto de amonia mais ureia mais carbono e carbonato de calcio
    estudei isso em harvard
    serio msm
    me mandem e-mails q responderei e enviarei imagens de meus estudos e palestras em minha universidade com satisfaçao: jugjuh@hotmail.com

  4. NILTON DE SOUZA MORAES

    FAHUPE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s