Ciclo do carbono

O carbono é  fundamental na constituição das moléculas orgânicas, sendo utilizado primariamente pelos seres vivos. Está presente no ambiente, combinado ao oxigênio e formando as moléculas de gás carbônico (CO2) presentes na atmosfera ou dissolvidas nas águas dos mares, rios e lagos.

O carbono passa a fazer parte da biomassa através do processo da fotossíntese. Os seres fotossintetizantes incorporam o gás carbônico atmosférico, transformando-se em moléculas orgânicas. O ciclo do carbono é o seguinte:

O carbono é absorvido pelas plantas. Uma vez incorporado às moléculas orgânicas dos produtores, poderá seguir dois caminhos: ou será liberado novamente para a atmosfera na forma de CO2, como resultado da degradação das moléculas orgânicas no processo respiratório, ou será transferido na forma de moléculas orgânicas aos animais herbívoros quando estes comerem os produtores (uma parte será transferida para os decompositores que liberarão o carbono novamente para a atmosfera, degradando as moléculas orgânicas presentes na parte que lhes coube). Os animais, através da respiração, liberam à atmosfera parte do carbono assimilado, na forma de CO2. Parte do carbono contido nos herbívoros será transferida para os níveis tróficos seguintes e outra parte caberá aos decompositores e, assim, sucessivamente, até que todo o carbono fixado pela fotossíntese retorne novamente à atmosfera na forma de CO2.

(adaptado de brasilescola.com.br)

Faltou uma parte do ciclo: o material orgânico fossilizado formou o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, que servem de combustíveis; na combustão destes, mais C02 volta à atmosfera.

A imagem, que simplifica o ciclo, foi escaneada de um folder organizado pelo professor do Anglo João A. de Camargo, o Dango:

ciclodocarbono.jpg

Anúncios

5 Respostas para “Ciclo do carbono

  1. ciclo do carbono

  2. gostei muito dos seu trabalho,pois é bem completo e resumido,me ajudou muito a entender melhor

  3. me ajudou bastanta a fazer o meu trabalho.

  4. Uma ilustração bastante eficiente. ”Detalhada”

  5. lyndenez maria

    adorei muito concerteza vou tira um dez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s