Grécia: a rainha das primeiras civilizações antigas

Adaptado do meu caderno da 5ª série, em agosto de 2001. Por isso é de se esperar que o texto esteja em nível primário. Recomenda-se um aprofundamento em livros e apostilas do ensino médio. Gustavo.

A civilização grega existiu por mais de mil anos. Seu período mais brilhante ficou conhecido como século de Péricles e durou cem anos. A cidade que mais se desenvolveu foi Atenas.

Os ideais democráticos se firmaram nesse período. Em Atenas, viveram os maiores autores do teatro, filósofos, os pais da História e Medicina e muitos outros personagens importantes de nossa História.

Uma das explicações para a Grécia conseguir alcançar tanto esplendor no século V a.C. foi a questão econômica. Dois fatores levaram a isso: 1) ampliação do comércio e 2) divisão das grandes propriedades e a distribuição das terras aos camponeses.

Com o crescimento do comério começa a faltar mão-de-obra. A solução escolhida: compra de escravos do Oriente. A partir deste momento, a maior parte das atividades produtivas era feita por escravos. Foi o trabalho escravo que produziu as grandes riquezas e construiu as grandes cidades gregas, cuja riqueza despertou a cobiça do rei da Pérsia. Em 490 a.C., os persas invadem a Grécia. Neste momento, as cidades gregas não era unidas entre si, mas, diante do perigo, uniram-se contra o inimigo, tendo como líderes as cidades de Atenas e Esparta. Foram vitoriosas.

Como a ameaça persa ainda rondava, as cidades, como prevenção, formaram a Confederação de Delos, uma aliança militar liderada por Atenas: cada cidade deveria contribuir com armas, soldados, navios ou dinheiro, usado em parte para aumentar a frota de navios atenienses e fazer melhorias na própria Atenas, que rapidamente se tornou a cidade mais poderosa da Grécia.

Um grupo de cidades aristocráticas voltadas para o consumo interno liderado por Esparta não aceitava a liderança de Atenas. Daí a criação da Liga do Peloponeso, grande rival da Confederação de Delos. O resultado: a Guerra do Peloponeso, que durou quase três décadas e envolveu a maioria das cidades. Venceu a Liga do Peloponeso. Porém, com as cidades enfraquecidas para enfrentar seus inimigos externos, em 350 a.C. os macedônios invadem e conquistam a Grécia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s