Evolução resumida do modelo atômico

Demócrito de Abdera e Leucipo de Mileto: teoria atomista (circa 400 a.C.)
Sem comprovação científica. A teoria diz que a matéria é composta por elementos indivisíveis chamados átomos (em grego: “a” = negação, “tomo” = divisível; átomo= indivisível). Não há certeza se a teoria foi concebida por Demócrito ou por seu mestre Leucipo, mas parece não haver dúvidas de ter sido Demócrito quem sistematizou a teoria atomista.
Importância: primeira definição de átomo.
Curiosidade: Demócrito também desenvolveu o conceito de universo infinito, onde existe um número infinito de mundos.

John Dalton: modelo da bola de bilhar (início do século XIX)
Dalton prova cientificamente a existência do átomo, ainda considerado a menor partícula esférica, maciça e indivisível formadora da matéria.
Importância: primeiro modelo atômico experimental.
Curiosidade: Dalton era daltônico. Tanto que foi o primeiro cientista a estudar o daltonismo, do qual ele mesmo sofria.

Joseph John Thomson: modelo do pudim de passas ou do bolo de ameixas (final do século XIX)
Descobriu partículas negativas, as quais deu o nome de elétrons, e da relaçāo entre a carga e a massa do elétron, antes do descobrimento do próton ou do nêutron. O átomo seria composto de elétrons embebidos uniformemente numa “sopa” de cargas positivas, como as passas num pudim.
Importância: primeiro modelo a derrubar a idéia de indivisibilidade do átomo.
Curiosidade: O alemão Eugene Goldstein foi o primeiro a detectar as cargas positivas, aproveitadas por Thomson em seu modelo.

Ernest Rutherford: modelo do sistema solar (início do séxulo XX)
O átomo teria um núcleo positivo, que seria muito pequeno em relação ao todo mas teria grande massa e, ao redor deste, os elétrons, que descreveriam órbitas circulares em altas velocidades, para não serem atraídos e caírem sobre o núcleo. A eletrosfera — local onde se situam os elétrons — seria cerca de dez mil vezes maior do que o núcleo atômico, e entre eles haveria um espaço vazio.
Importância: primeira divisão do átomo em regiões.
Curiosidade: O inglês James Chadwick provaria a existência do nêutron, o que lhe rendeu o Nobel da Física em 1934.

O dinamarquês Niels Bohr ainda complementaria os estudos de Rutherford propondo a divisão da eletrosfera em níveis e subníveis de energia. Assim, o elétron possuiria energia quantizada e não a perderia espontaneamente, devendo haver algum tipo de excitação para isso, o que o faria “pular” para um subnível mais externo, ou seja, mais distante do núcleo.

O conteúdo segue com os modelos quânticos de Broglie, Heisenberg e Schrödinger, números quânticos (principal, secundário, magnético e spin), princípio da exclusão de Pauli, regra de Hund, diagrama de Linus-Pauling e camada de valência.

38 Respostas para “Evolução resumida do modelo atômico

  1. os electrões tem aminoacidoas a mais. invemtem agora um modelo a ver se são capazes. ah pois nao. so uma pessoa é que sabe . MANUELA FRANCO. consoltem escola eb23/s de oliveira de frades disponivel a todo o tempo. muito simpatica. irasolocionar todas as vossas questões sobre este fenomeno. obreigado

  2. Hã?

  3. eu queria o resumo do modelo atomico de
    chadwick

  4. Oi eu queria saber sobre o descobrimento do proton e esotopo

  5. renan ramos

    vaum c ferrar

  6. muito obrigaduu
    me ajudou num trabalho..
    xD!!

  7. Esotopo é o pai do Esopo, famoso fabulista.

  8. Charlie Júnior

    Vlw mesmo…….

    me ajudou e muito………. brigadão..

  9. You’re welcome, Charlie.

    Gustavo

  10. eun quero saber o modelo atómico de cadwick

  11. muito obrigaduu
    me ajudou num trabalho..
    xD!!2
    hauahuahuahauh

  12. Isabele Grandino

    bgs, esse resumo me ajudou muito num trabalho que eu tava sem um pings de vontade de fazer -q
    mas, com esse resumo comecei a gostar do assunto. bgs mesmo.
    BEEIJO ;*

  13. Isabele Grandino

    -q

  14. Joseph Oreiudo

    Achei uma merda, pois mão explica porra nenhuma.
    Que lixo de explicação. Acho que o Anglo devia informar melhor os alunos.

  15. e muito bom

  16. otimo, me ajudou bastante

  17. oii,, gostaria de saber qual a importancia dos modelos atomicos, o q ele nos garantem , abriram ou fecharam portas, o q nos permitiram?
    é p/ um trabalho,p/ amanhã, tenho uma ideia, mas ñ sei como por no papel 😡
    Obg

  18. GOSTARIA DE SABER QUAL A IMPORTANÇIA DO FILOSAFO PARA OS MODELOS ATOMICOS

  19. .josé gabriel

    q legal

  20. bela merda

  21. gostei muito desse texto e gostaria de saber mais sobre cargas positivas

    ber
    m

  22. valew me ajudou num trabalho

  23. puta q pariu

  24. justin bieber

    Esse resumo me ajudou na pesquisa de quimica que ate eu tirei dez!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. bustelinha do deserto

    essa porra ñ me ajudou em nada, porque eu pedi um resumo e apareceu essa porcaria de texto porra, porra, porra, porra, porra, porra, porra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Selin Berthelot

    A propos, en matière d’immortel, ll se dit que le réputé libraire M. Collard, qui a fondé la librairie Griffe Noire, envisage de postuler pour être à l’Académie !!!. Je trouve que cela ferait un 2nd élan à la noble institution, foi de Saint Maurien. Vous ne trouvez pas

  27. Jennifer rns

    mt obrigado msm amgs! Este resumo me ajudou mt no meu teste de química. vlw msm. Vou voltar a visitar o site de vcs!!!

  28. walleu , resumo simples e muito prático !!!

    valeu

  29. eu queria o conceito de evolução atomico

  30. O professor me passou um trabalho sobre a evolução do átomo, eu nem sabia o que era isso kkkkkkk. Mas graças a seu resumo, aprendi muito sobre a evolução e se Deus quiser farei um bom trabalho! Obrigada 🙂

  31. Que bosta de resumo, vai se foder anglo

    • Não sei pq vcs estão falando mal desse resumo ele é muito bom é pq vcs não sabe nem fazer um desse e explicar oq explicaram ai

      É na vdd só sabe botar olho gordo nas coisas dos outros

      Meu deus esse mundo esta perdido em 😒😒😒😒😒☺👌👌👌👊✋👉👈

      Mas valeu mesmo esse resumo me ajudou bastante mesmo em ✊👌👌

  32. legal

  33. Olá Luiz, tudo bem?
    Hoje fui levar minha filha na escola e estava pensando o mesmo que você, ando muito preocupada com essa questao da escola; tambem sou pedagoga e tambem sempre disse wue minha filha iria para escola somente com sete anos, mas infelizmente errei ao dar ouvidos a familiares e amigos, aonde diziam que ele ficaria atrasada em relação a outras crianças, estou mega arrependida e querendo tirar ela da escola, mas infelizmente será uma luta solitaria, nao sei que rumo tomar. Gostaria de saber mais a respeito de como se sairam em relação à justiça.
    Agradeço desde já a atenção dispensada.
    Att. Miriam

Deixe um comentário

