Noel Rosa é homenageado no Projeto Unimusica.

Um passeio pelo absoluto Noel
03/10/2007

O Projeto Unimúsica homenageia, no quinto espetáculo do ano, o samba boêmio de um dos mais revolucionários compositores da música popular brasileira. Em Na Linha de Noel Rosa, o cantor e compositor carioca Marcos Sacramento presta um tributo à curta, mas profícua, vida do poeta da Vila. Entre 1929 e 1937, quando morreu de tuberculose, Noel deixou cerca de 300 sambas, gravados ou não. O show, gratuito, ocorre nesta quinta-feira (04/10), às 19h, no Salão de Atos da Reitoria da Ufrgs (Paulo Gama, s/nº). As senhas podem ser retiradas no Museu da Universidade das 9h às 18h, mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível.

Sacramento estará acompanhado do violão de Luiz Flávio Alcofra e da percussão de Netinho. Entre outras composições clássicas de Noel, o sambista interpretará Feitiço da Vila, Último Desejo, Palpite Infeliz, Com Que Roupa, Fita Amarela. A lista de sambas e marchas populares de Noel é imensa. Foi ele quem introduziu mudanças significativas no universo da canção popular brasileira ao aliar uma métrica precisa nos versos a melodias quase sempre revolucionárias. Além disso, deu um tom coloquial e anedótico ao samba, até então marcado por uma gravidade incompatível com sua origem popular.

Conterrâneo de Noel, Sacramento coleciona prêmios pela brasilidade de suas interpretações. O primeiro CD, A modernidade da tradição (1994), foi eleito o melhor disco brasileiro de 1997 pela revista francesa Le Monde de la Musique. Em 1995, participou do CD Estácio-Flamengo – 100 anos de samba e amor, ao lado de Chico Buarque, Beth Carvalho, João Nogueira e D. Ivone Lara.

Nesta quarta (03/10), a partir das 18h, Sacramento, o violonista Luis Flávio Alcofra e o percussionista Netinho participam de uma entrevista aberta ao público no auditório da Rádio da Universidade (1080 AM). As inscrições podem ser feitas no Museu da UFRGS e as vagas são limitadas.

Fonte: aplauso.com.br
Agradecimento: Professor Beto Mansur

Anúncios

Uma resposta para “Noel Rosa é homenageado no Projeto Unimusica.

  1. Poxa, gostaria de ter visto esse show.

    Nosso Noel, o boêmio caiu de vez no domínio público, agora com os 70 anos de sua morte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s