Islamismo – Terceira Religião Monoteísta

Buenas, para os que perderam a aula de sociologia deste 27 de setembro, aqui está o resumo da matéria! Não precisa ficar preocupado porque é um Zé nada e perdeu a aula, nós te damos as respostas.

Islam
A palavra “Islam” significa simplesmente submissão a Deus, e “muçulmano” ou submisso é aquele que segue as leis do Islamismo. A revelação do Islamismo foi dada a Maomé, e este é reverenciado pelos muçulmanos como o maior dentre todos os profetas. De fato “Maomé” não é apenas um nome, mas um título que significa “O louvado” ou ainda “digno de louvor”.

Maomé

Acredita-se que Maomé nasceu no ano 570 d.C. em Meca, uma cidade da atual Arábia Saudita. Seu pai, que morreu antes do seu nascimento, era membro do clã Hashim da poderosa tribo Quraysh. A mãe de Maomé, Amina, morreu quando ele tinha apenas 06 anos. Ele foi morar então com o seu avô, que era o guardião da Ka’aba, templo nacional do povo árabe. Infelizmente, dois anos mais tarde seu avô também morreu, e desde a idade de 08 anos, Maomé passou a ser criado por seu tio, Abu Talib, que era um negociante junto às grandes rotas de comércio em camelos.

Passou grande parte da juventude num tempo de agitação econômica e descontentamento concernente a vasta diferença entre os ricos e os pobres. Historiadoes muçulmanos afirmam que mesmo quando menino, Maomé já detestava a adoração a ídolos, e que levava uma vida moralmente pura.

Maomé foi empregado por Khadija, uma viúva rica, para administrar a caravana mercante. Ficou conhecido como “Al-Amin”, o “Digno de Confiança”, e foi proeminente membro da associação mercante de Meca. Aos 25 anos casou-se com Khadija, com quem teve 6 filhos – todos mortos,exceto a filha caçula, Fátima. Maomé e Khadija foram casados durante 25 anos. Mais tarde depois da morte de Khadija, Maomé adotou a poligamia, casando-se com várias mulheres.

Aos 40 anos, ficou muito preocupado com a situação de seus compatriotas e gastou muito de seu tempo em meditação sobre assuntos religiosos. Durante sua vida Maomé conheceu muitos cristãos, sacerdotes e judeus. Muitas vezes buscou conselho de um monge jacobino que lhe ensinou vários aspectos dos costumes religiosos judaicos.

Durante o mês de Ramadan, que é o nono mês no calendário lunar muçulmano, Maomé retirava-se para uma caverna na encosta do Monte Hira, a aproximadamente 5 kilômetros de Meca. Foi durante uma destas ocasiões que ele começou a receber revelações e instruções que ele acreditava serem do arcanjo Gabriel. Estes escritos formam a base do Alcorão (do árabe “al-Quram” = “o recitativo” ou “o discurso”). Foi em Meca ele começou a ensinar a nova religião mas fugiu de lá para Medina em 622, quando soube que a tribo Quraysh planejava acabar com a sua vida. O calendário muçulmano inicia no dia desta fuga, conhecida como Hijra (hégira).

Nessa altura o Islam afirmou-se não só como religião, mas também como comunidade organizada. Muito embora o próprio Maomé afirmasse que o que ele pregava não era uma nova religião, mas a continuação da revelação que Deus tinha dado aos profetas do Antigo Testamento e a Jesus (que não considerava Filho de Deus, mas um grande profeta que devia ser obedecido). Maomé estabeleceu a constituição Medinense e instituiu o dogma da guerra santa. A idéia da “Jihad” surgiu quando Maomé se encontrava em Medina, depois da fuga de Meca. O profeta precisava de se defender dos habitantes de Meca e para isso precisava de organizar um exército, algo que exigia dinheiro. Mais tarde Maomé entrou triunfante em Meca. Destruiu os ídolos de pedra com excepção da “pedra negra”. Deu depois inicio à sua obra política. As tribos do deserto converteram-se ao credo de Alá unificando e consolidando o novo modelo de religião-estado.

Além do Alcorão, há o livro de Hadiths. O Hadiths compreende os ensinos de Maomé, e é tão importante quanto o Alcorão em todas as áreas da vida do muçulmano.

Maomé declarou que o Alcorão era a revelação final e superior do único e supremo Deus. Ele baniu a adoração aos ídolos e ensinou que a vida do muçulmano deve ser completamente submissa a Alá (Deus, em árabe), com abluções rituais antes das cinco vezes diárias de oração em direção a Meca. Sexta-feira foi o dia estabelecido para adoração coletiva na Mesquita, o templo muçulmano. Maomé morreu em 632 d.C. em Medina na Arábia Saudita, onde se encontram seus restos mortais.

Pilares do Islamismo

. Charrada – Significa professar a fé. Este é para os Muçulmanos, o mesmo que a sexta-feira santa dos cristãos. É comemorado todo dia 16 de julho.

. Oração cinco vezes ao dia – Todos os dias, os Muçulmanos oram a Alá cinco vezes. Como disse o professor Beto, ou você ora, ou você ora!

. Peregrinação a Meca – Ao menos uma vez na vida, os Muçulmanos devem visitar Meca do dia da peregrinação. O curioso é que para fazer a peregrinação, o fiel deve estar usando a mesma roupa que usará no túmulo!

.Mês do Ramadan – Todo nono mês do calendário islamico, os Muçulmanos devem fazer um jejum durante todo o dia. Após o Ramadan, eles tiram a barriga da miséria em um farto banquete!

Curiosidades:

– O calendário Islamico possui apenas 345 dias, sendo 29,5 dias por mês.

– Quando enterrado, os muçulmanos não tem as mãos cruzadas. É tradição ser enterrado sem caixão e com os braços esticados para baixo.

Felipe B.

 

Anúncios

8 Respostas para “Islamismo – Terceira Religião Monoteísta

  1. hi, how long time Mohamad been married together Radija..the text is confuse.. sorry and thanks

  2. Simone, my dear. Mohamed have been married with khadija for 25 years!
    I’m sorry, but your post is so confuse!

  3. Pow…tow gostando de ve ein gu e fe
    atingindo alto numero de acessos aki ein
    poderia colocar a materia da prova de filosofia
    seria uma super ajuda se num quisé num precisa
    mas seria mto util amigoosssssssssssss hihihihi
    preciso pro dia 4 tAAAAA niver da isa ydaE e é niver dela bné kkkkkkkkk fuiiiiiiiiii

    vlw bjãoooo

  4. eu nao achei nada de importante pq eu nao achei nada do meu trabalho

  5. Querida Mariana, você trabalha com o quê? Aí ficaria mais fácil de a gente te ajudar com o seu trabalho.

  6. Pingback: Prova de sociologia « Terceirão!

  7. Cláudio Antunes da Silva

    Por favor eu preciso de informações da sociedade Islâmica e sua organização para um trabalho de universidade. O que devo fazer para obter essas informações. Desde já agradeço; obrigado.

    • wau esse sait e muito enteresante
      principalmente para
      os
      estu da tes
      !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s