Pequeno resumo para a prova de sociologia

Palavras chaves ou itens fundamentais estão em negrito.
Os assuntos e suas aulas:

1. 10 de abril. Max Weber.
2. 30 de agosto. Rock’n’roll.
3. 13 de setembro. Judaísmo.
4. 20 de setembro. Cristianismo.

1. Max Weber.
1.1 Páginas escaneadas da primeira apostila: [1] [2] [3]
1.2 Questão da primeira prova de sociologia (5 de junho). Vale lembrar que pouco do conteúdo previsto para a avaliação foi cobrado e o mesmo pode acontecer amanhã: [link]
1.3 Trecho a apostila do plantão de véspera. 5 de julho: [link]
1.4 Palavras-chave: ATO SOCIAL, LITERATURA.

2. Rock’n’Roll.
O que provavelmente aparecerá na prova é a primeira fase do rock (anos 50), bem como suas raízes. Já fizemos dois posts sobre o tema. Deve ser o suficiente: [1] [2]
3. Judaísmo.
Filosofia — crença em um único Deus (Yaveh), profetas, anjos, livro sagrado, predestinação e no juízo final. Note a semelhança com o Cristianismo.

3.1 O livro sagrado é o Torá, também chamado de Pentateuco, composto pelos cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, nessa ordem. Contém os relatos sobre a criação do mundo, da origem da humanidade, do pacto de Deus com Abraão e seus filhos, e a libertação dos filhos de Israel e do Egito e sua peregrinação de quarenta anos até a terra prometida.

3.2 História do povo judeu
De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 a.C., Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo e viver em Canaã (atual Palestina). Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Este luta, num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem as doze tribos que formavam o povo judeu. Por volta de 1700 a.C., o povo judeu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebe as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficam peregrinando pelo deserto, até receber um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.

Jerusalém é transformada num centro religioso pelo rei Davi. Após o reinado de Salomão, filho de Davi, as tribos dividem-se em dois reinos: Reino de Israel e Reino de Judá. Neste momento de separação, aparece a crença da vinda de um messias que iria juntar o povo de Israel e restaurar o poder de Deus sobre o mundo. Em 721 começa a diáspora judaica com a invasão babilônica. O imperador da Babilônica, após invadir o reino de Israel, destrói o templo de Jerusalém e deporta grande parte da população judaica. No século I, os romanos invadem a Palestina e destroem o templo de Jerusalém. No século seguinte, destroem a cidade de Jerusalém, provocando a segunda diáspora judaica. Após estes episódios, os judeus espalham-se pelo mundo, mantendo a cultura e a religião. Em 1948, o povo judeu retoma o caráter de unidade após a criação do estado de Israel.

4. Cristianismo.
Religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré — considerado o Messias — tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento.

Bases — simplicade, desapego a bens materiais, perdão e amor ao próximo;

Filosofia — crença em um único Deus, profetas, anjos, livro sagrado (a Bíblia), predestinação e no juízo final.

O professor atribui a rápida difusão do cristianismo entre as classes sociais mais inferiores do Império Romano ao dialeto grego koiné, provavelmente a língua original do Novo Testamento.

Importante lembrar:
Edito de Milão (313 d.C.) — Estabelecido pelo imperador Constantino, dava liberdade de culto aos cristãos.

Edito de Tessalônica (392 d.C.) — Reconhecimento do cristianismo como religião oficial do Império por Teodósio. (Nota: as datas divergem. O professor disse em aula que o ano é 392, enquanto a Wikipédia traz 391 e vários sites trazem 380)

[questão do Objetivo envolvendo os Editos]

O Deus dos judeus é o mesmo Deus dos cristãos.

Anúncios

4 Respostas para “Pequeno resumo para a prova de sociologia

  1. ooooo fiko bom esse site 😉
    continua ae!

  2. Pingback: Ética e epistemologia: um resumo « Terceirão!

  3. Creusa de Fátima fonseca

    Estou ministrando aulas de filosofia e sociologia no EJA, ( Educação de Jovens e Adultos) , alunos que pararam a muitos anos, semi analfabetos e estou com muitas dificuldades, gostaria de uma luz, um socorro urgente!!!
    Preciso dar algo dentro destas disciplinas mas que possam atingir o cognitivos destes meus alunos.
    Por favor me ajudem.
    Aguardo…
    Obrigada.

  4. preciso urgentemente de entregar um trabalho de sociologia.
    o tema é :Desporto e a cosnciência cultural, tanto a nível nacional como internacional.
    Quem tiver algo parecido, por favor ajudem-me!…
    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s