Rock n’ Roll

Olá pessoas, nós teremos, na próxima semana, uma prova de sociologia cujo tema será Rock n’ Roll, filosofia judia e cristã. Como eu não manjo nada das duas ultimas, vou colocar um resumo do Rock n’ Roll! Divirtam-se!

Rock and Roll (também escrito Rock n’ Roll) é um gênero de música que emergiu e se definiu como estilo musical no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, rapidamente se espalhando pelo resto do mundo. Evoluiu mais tarde para diversos sub-géneros no que hoje é definido simplesmente como “rock”.

Atualmente, a palavra “rock and roll” tem diversos significados, seja para definir o rock tradicional ao estilo dos anos 50, ou para definir o rock surgido posteriormente, e até mesmo certas vertentes da música pop. Desde finais da década de 50 até atualmente,o rock é o estilo musical mais popular do mundo.

Os instrumentos mais comuns no rock’n’roll são a guitarra elétrica, o baixo, a bateria, e muitas vezes um piano ou teclado, embora no início, o principal instrumento tenha sido o saxofone, posteriormente substituído pela guitarra no final dos anos 50.

Estilos do Rock

Década de 50: Rebeldes bem vestidos

 

Elvis em Jailhouse Rock (1957)

 

Elvis em Jailhouse Rock (1957)

O rock n’ roll nasceu da mistura de 3 gêneros musicais distintos da música americana: blues, country e jazz.

Estilos de Rock:

  • Rockabilly: Conhecido como country-soul, foi o estilo de rock de Carl Perkins, Gene Vincent, Eddie Cochran, Johnny Burnette e Dorsey Burnette.
  • Country rock: é conhecido também como o lado “caipira” do rock. É bem parecido com o Rockabilly, e as suas maiores estrelas foram Bill Halley, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash e Bob Luman.
  • High-School rock: Um estilo de rock racista. Este veio para substituir a música negra.
  • Classic rock: Esse tipo de rock é uma mistura de vários outros tipos de músicas sejam elas rock n’ roll ou não. Os seus maiores representantes foram Chuck Berry, Elvis Presley e Bo Diddley.
  • New Orleans Dance Blues: Género em que predominavam baladas, tendo o piano como instrumento principal. Little Richard e Fats Domino destacaram-se.
  • Chicago R&B (rhythm and blues): É basicamente uma versão negra do rockabilly, que tinha Chuck Berry e Bo Diddley como mestres.
  • Grupos Vocais Sem instrumentos, podem ser comparados às “boys bands” de atualmente. Eram bandas em que era usado somente a voz, sem instrumentos. Frankie Lymon and the Teenagers era o grande sucesso da época

É claro que o rock não acabou nos anos 50, mas, devido ao tempo, os anos 60, 70 e 80 não foram passados. Em resumo, a prova acaba nos anos 50!

Para não deixar vocês com água na boca de tanto Rock n’ Roll e nada de música, ai vai a música do Chuck Berry, Rock n’ Roll music! Essa música deu nome ao movimento!

Felipe B.

fonte: wikipedia.com

Anúncios

4 Respostas para “Rock n’ Roll

  1. Pingback: Pequeno resumo para a prova de sociologia « Terceirão!

  2. Keep looking I have just read your site and quite frankly I have a large frog in my throat call mp3 turkey >:-P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s