História Geral: a múmia do Lênin e a prova

O professor Marcelo Guerreiro nos passou o endereço de seu blog. O artigo que está no ar vale a pena: www.blogdoprofguerreiro.blogspot.com

Para os que estiveram na aula à tarde, essa é a “múmia do Lênin”:

Quando Vladimir Ilyich Lenin, líder da Revolução Russa, morreu em 21 de janeiro 1924, seu corpo foi embalsamado e exposto temporariamente para que “as massas” pudessem prestar suas homenagens póstumas — que duraram semanas. Então, Stálin, seu sucessor, resolveu criar um Comitê para a Imortalização da Memória de Lênin e por quatro meses o bioquímico Boris Zbarsky e o anatomista Vladimir Vorobiov trabalharam arduamente para preservar o cadáver. O processo utilizado ainda é desconhecido, mas sabe-se que a múmia é checada duas vezes por semana e a cada um ano e meio é levada para um laboratório no subsolo do mausoléu onde está exposta para ser desnuda, examinada e imersa em conservantes. Por falar nisso, o mausoléu de Lênin, no Kremlin Wall, é a maior atração turística de Moscou. Outras múmias modernas famosas incluem líderes como Joseph Stalin, Mao Tsé-Tung, Eva Peron, Ho Chi Minh, Kim Il Sung e o cantor de ópera Enrico Caruso. Uma curiosidade: atualmente os “embalsamadores” moscovitas gastam mais dinheiro para preservar os cadáveres de chefões da máfia. (traduzido e adaptado do site do Channel 4)

Os fãs dos gifs animados não deixam barato:

Is Stalin trying to bring Lenin back to life – or he’s simply glad to take his place?
(Stalin está tentando trazer Lênin de volta à vida ou apenas feliz por tomar seu lugar?)

_____

Para quem faltou à aula, de lambuja, o gabarito das questões das apostilas:

apostila 3: p. 88, 1. B 2. B 3. E; p. 89, 1.B 2.B; p.90, 1. E 2. D 3. C 4. B; p. 93, 1. B 2. E 3. A 4. E; apostila 4: p. 115, 1. A 2. C; p. 116, 1. C 2. E .

Lembrando que o conteúdo para a avaliação de sexta, dia 21, é: o imperalismo, as disputas que antecederam a I Guerra Mundial, a própria Grande Guerra e episódios do período entre-guerras até o New Deal.

Anúncios

Uma resposta para “História Geral: a múmia do Lênin e a prova

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s