África no cinema*

Os Deuses Devem Estar Loucos (The Gods Must Be Crazy) Botsuana. Um piloto de avião joga garrafa de vidro de Coca-Cola pela janela do avião, atingindo uma vila. O objeto, considerado um presente dos deuses, acaba causando a discórdia entre os nativos. Considerada uma das comédias mais originais de todos os tempos.

Um Grito de Liberdade (Cry Freedom) África do Sul. Apartheid. O ativista negro Stephen Biko (Denzel Washington) é silenciado pela polícia. Cabe ao seu amigo Donald Woods, um editor jornalístico branco liberal, empreender uma perigosa fuga do país para tentar levar a história de coragem de Biko para o mundo.

Montanhas da Lua (Mountains of Moon) Já indicado pelo prof. Ichiba em uma de suas aulas. Em 1860, o capitão Richard Burton e seu colega John Speke realizam uma perigosa expedição em busca da nascente do rio Nilo em nome do Império Britânico da Rainha Vitória.

Kiriku e a Feiticeira (Kirikou et la sorcière) Animação francesa de uma tradicional lenda da África Ocidental. Kiriku é um menino minúsculo que enfrenta uma poderosa feiticeira para salvar sua aldeia. A prof. Mara exibiu esse filme para os alunos do segundo ano, ano passado. A continuação estreou mês passado.

O Pesadelo de Darwin (Darwin’s Nightmare) Tanzânia, anos 1960. Um peixe chamado perca, predador que dizima todas as outras espécies, foi introduzido no Lago Vitória. Desta catástrofe ecológica nasceu uma grande indústria, já que a carne branca do enorme peixe é exportada para todo o hemisfério norte.

Hotel Ruanda (Hotel Rwanda) 1994. Kigali, capital da Ruanda. Paul Rusesabagina (Don Cheadle) é gerente do Hotel des Mille Collines, onde abriga refugiados do genocídio da etnia hutu aos traidores e aos rivais tutsis. O genocídio também é retratado nos documentários “Sometimes in April” e “Apertando as Mãos do Diabo” (Shake Hands with the Devil: The Journey of Romeo Dallaire).

O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener) Rachel Weisz é encontrada assassinada em uma área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é seu sócio, um médico que encontra-se atualmente foragido. Perturbado com a idéia de ter sido traído pela esposa, Ralph Fiennes decide partir para a África para descobrir o que realmente aconteceu com ela.

Diamante de Sangue (Blood Diamond) No final da década de 90, a Serra Leoa está em guerra civil, com conflitos entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR). Solomon Vandy, um pescador da etnia Mende, é separado da família e levado pela FUR a um campo de mineração de diamantes, onde é obrigado a trabalhar. Lá ele encontra um raro diamante cor-de-rosa. Ele o esconde, mas é descoberto e preso. Na cadeia conhece Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário nascido no Zimbábue que se dedica a contrabandear diamantes para a Libéria, de onde são vendidos a grandes corporações. Ele lhe propõe um acordo: o diamante em troca de ajuda para que possa encontrar a família.

* As sinopses foram encontradas na internet e adaptadas.

E mais:

O Rei Leão (The Lion King) – Clássico absoluto da infãncia de todos que eram crianças em 1994. Simba, Mufasa, Timão, Pumba, dispensa comentários.
Os Thornberrys – O Filme (The Wild Thornberrys Movie) – Longa do desenho da Nickelodeon. Eliza é a menina que tem o poder de conversar com animais e que vai evitar que elefantes sejam através de uma cerca eletrificada instalada por caçadores.
Madagascar (idem) – outro que dispensa comentários. Eu me remexo muito!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s